segunda-feira, 16 de julho de 2007

Pan, não cheguei lá

Pan
Esporte
Vida saudável

Teve um tempo que isso podia combinar comigo, não hoje
Sou sedentário, não jogo nem meio tempo de futebol society.
E não tenho aquela vergonha disso, ainda nem tenho pancinha. O dia que tiver talvez eu me preocupe e saia correndo por ai, dando piruetas e balançando nas barras assimetricas.
Mas esse post não é sobre o o autor, e sim sobre competições em geral, no caso, o Pan.

Então, todo mundo adora torcer pra alguma coisa. Eu me empolgo muito em época de olimpiadas, são bilhões de esportes que eu nunca ouvi falar, mas tem gente com bandeira nas costas, tentando mostrar que tem orgulho do país. E isso é bem bonito, me comovo.

Agora pan-americano, eu nem sei se tem hífen ou não, ninguém nunca se importou muito né, é tipo acompanhar campeonato mundial de basquete, você nao gosta de ninguém, torce pra quem parecer mais merecedor. O brasil só ta acompanhando esse pan porque é aqui mesmo, senão ninguem ia ver nada. Alguém lembra onde foi o último? Ok, acho que foi em Santo Domingo, isso de algum jeito ficou no meu inconsciente. Mas alguém sabia com certeza quem ia jogar futebol nessa competição? É, é o time sub-17. Po, daqui uns tempos vai ser o time fraldinha na Tv! Até olimpiadas é piazada de 20!

Mas ok, futebol é famoso demais, vamos pros esportes underground. Brasil ganhou medalha em Badminton. E ai, já jogou uma partida hoje? Não?! que vergonha, um japones já, e ganhou, mas e ai, hoje ele ta na tv, e amanhã não vai tar. To mentindo? Alguém vai comprar camisa do cara que joga badminton? Eu não!
É a mesma coisa que ir no "estádio" de vôlei ver um jogo da seleção (de Vôlei). Vai vestir o que? qualquer coisa verde e amarela ou uma camisa da seleção. QUAL SELEÇÃO, AMIGÃO? Futebol né, alguem sabe o que um jogador de volei veste? De repente é camisa pólo, mas quem se importa, é tosca e não representa nada, e principalmente, não dá status nenhum.

Mas vamo lá! Pan no Brasil, vamos apoiar a natação então. Gustavo Borges ainda nada? E aquele cara careca? Não sei, porque a última vez que nataçao me interessou deve ter sido nas olimpiadas. E quem chamou a atenção foi aquele australiano, logo, não tenho preferencias, só prestarei atenção se rolar afogamento.

Ok, e ginástica! Pooo! ginástica é vida, Brasil é bom pra caramba né! Mas e ai, tem a Daiane e aquela bem feia né. Não, não to falando da Daiane de volta, é a outra mesmo. São boas atletas, mas ganham? Não nesse ano pelo jeito. E como é que se conta ponto nesse esporte? Os juizes escolhem um número, o maior é o dos Eua, o resto é escolhido pra quem parecer mais bacana. Totalmente manipulado, na minha opinião.
E aqueles pulos com cavalo? Puta coisa de milionario. Já viu catador de papel sentar nas costas do cavalo? Eu não, então sentar ali deve ser coisa pra quem tem uma Sela de 4.000 dólares. Mas também, nem parece esporte.
Acho que meu problema com o Pan é a limitação de oponentes. Qual o sentido de ser o melhor do continente, num mundo globalizado? Ainda mais, ser o melhor num continente pobrão! Os patrocinadores não se importam com o campeonato, porque seus atletas são americanos e tem mais o que fazer do que jogar o "campeonato local". Os outros bacanas são europeus ou Quenianos! Ms aqui só joga quem nasceu aqui, então não tem os melhores, tem o pessoal local mesmo. Não é muito competitivo.

O negocio é esperar essas olimpiadas da China, descolar um atleta bróder que te traga um Ipod e ai sim essas coisas ficam interessantes.

Rumo ao penta Brasil! E por penta eu digo "vários Bronze", como sempre.

Nenhum comentário: